5 exemplos atraentes de identidade visual de marca para inspirar a sua

No entanto, as empresas muitas vezes negligenciam sua identidade visual de marca que engloba todos esses elementos centrais.

O que é uma identidade visual de marca e por que é importante

A identidade visual de uma marca é o componente visível da marca, como as cores, fontes e logotipo de sua marca.

É um reflexo da sua empresa e, muitas vezes, o primeiro aspecto da sua marca que será notado. Também impacta criticamente se um cliente comprará ou não seu produto ou serviço.

Uma identidade visual consistente e distinta pode ajudá-lo a se destacar em um mercado altamente competitivo. Especialmente agora, quando o comportamento de gastos dos consumidores mudou drasticamente, as empresas devem estar mais atentas a onde e como se encaixam no mercado.

Outro desafio hoje em dia para as marcas é que você também deve estar atento às mudanças nos ciclos de notícias e nas sensibilidades culturais.

Isso significa pesquisar, testar e desenvolver exaustivamente  uma estratégia de marca visual que realmente fale com seu cliente principal. 

Aqui estão cinco exemplos atraentes de marcas visuais de empresas e por que elas atingiram a marca de ressoar com seu público.

1. Mais brilhante

A marca de beleza  Glossier  entrou no mercado com ótimas críticas por seus produtos de maquiagem “sem maquiagem” e linha de cuidados com a pele. 

Seu ethos minimalista transcende desde as fórmulas da Glossier até sua embalagem e marca. 

Com suas fontes simples e paleta de cores em dois tons, os visuais são inspirados pelo nova-iorquino em movimento que é descolado sem esforço ao mesmo tempo.

A marca não apenas solidificou sua identidade visual, mas também criou uma comunidade de entusiastas leais da Glossier que estocam moletons e canecas da marca, além de seus produtos.

2. Oatly

A tendência alternativa aos laticínios está crescendo em popularidade, e  Oatly  está se tornando uma marca proeminente no comando. A fonte ousada da bebida à base de aveia e as ilustrações com linhas grossas marcantes representam as ambições ousadas da empresa.

Uma diferença notável é que Oatly decidiu não deixar a embalagem clara, como fazem muitas empresas de bebidas. Ao quebrar essa convenção, eles esperavam que os clientes concordassem com a missão de sua marca de mudar mentalidades e inovar a indústria de não lácteos.

3. Casper

Como a tendência bed-in-a-box continua forte,  Casper  se destacou da concorrência com uma marca memorável e identificável. 

O tom alegre e as mensagens da empresa ecoam em todos os materiais de marketing. As formas sobrepostas e a paleta compacta de cores complementares são calmantes e divertidos. 

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Fonte
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A identidade visual da Caper é norteada pela ideia de que a compra de um colchão não precisa ser uma experiência monótona. Em vez disso, as imagens rosadas da marca sugerem que a tarefa antes mundana foi atualizada para uma tarefa fácil e agradável.

4. Peloton

Desde o início da quarentena, o  Peloton  disparou em novos membros porque oferece uma alternativa segura ao ginásio.

O estúdio de fitness sob demanda tem um logotipo reconhecível que se assemelha a um “P” e uma bicicleta de spin. 

Embora a marca continue a expandir sua oferta de treinamento de força a aulas de ioga, o visual ainda homenageia seu início. 

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Além das imagens de seus instrutores, Peloton adota fotos geradas por usuários em plataformas sociais para demonstrar sua missão de usar a tecnologia para conectar o mundo por meio do fitness. 

5. Bumble

O Bumble  é o primeiro aplicativo de namoro em que as mulheres têm o poder de "dar o primeiro passo". Mas o que também faz esta marca se destacar das outras é o seu total comprometimento com seu branding visual. 

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Fonte
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Um mar de amarelo com fonte branca e preta domina seus materiais de marketing e até mesmo o design de seu aplicativo. Este esquema de cores é mais do que o de uma colmeia. A cor primária de escolha da marca também evoca emoções que incluem otimismo, imaginação e comunicação - todas grandes qualidades em um aplicativo de namoro e um encontro.

The Takeaway

Se você perceber, o que todas as marcas que mencionamos têm em comum é a implementação consistente de uma forte identidade visual que destaca os valores e objetivos de cada empresa. 

Do  design do logotipo  ao uso estratégico da psicologia da cor, essas marcas líderes podem ser facilmente reconhecidas em seus respectivos mercados. 

Com a quantidade certa de planejamento para sua estratégia de branding visual e aderindo a ela de forma consistente, sua marca se destacará e até cultivará uma comunidade próspera. 

Ainda não tem certeza de como começar com sua identidade visual de marca ?

Este guia é para você - como construir uma identidade visual de marca única por meio de crowdsourcing .


Nota do editor:  esta postagem de convidado vem de Grant Polachek da Squadhelp.

Sobre o autor 

Grant Polachek é o chefe de branding da empresa Inc 500 Squadhelp.com, a plataforma de nomenclatura nº 1 do mundo, com mais de 25.000 clientes desde startups em estágio inicial em todo o mundo até as maiores corporações, incluindo Nestlé, Philips, Hilton, Pepsi e AutoNation.