No entanto, as empresas muitas vezes negligenciam sua identidade visual de marca que engloba todos esses elementos centrais.
O que é uma identidade visual de marca e por que é importante
A identidade visual de uma marca é o componente visível da marca, como as cores, fontes e logotipo de sua marca.
É um reflexo da sua empresa e, muitas vezes, o primeiro aspecto da sua marca que será notado. Também impacta criticamente se um cliente comprará ou não seu produto ou serviço.
Uma identidade visual consistente e distinta pode ajudá-lo a se destacar em um mercado altamente competitivo. Especialmente agora, quando o comportamento de gastos dos consumidores mudou drasticamente, as empresas devem estar mais atentas a onde e como se encaixam no mercado.
Outro desafio hoje em dia para as marcas é que você também deve estar atento às mudanças nos ciclos de notícias e nas sensibilidades culturais.
Isso significa pesquisar, testar e desenvolver exaustivamente uma estratégia de marca visual que realmente fale com seu cliente principal.
Aqui estão cinco exemplos atraentes de marcas visuais de empresas e por que elas atingiram a marca de ressoar com seu público.
1. Mais brilhante
A marca de beleza Glossier entrou no mercado com ótimas críticas por seus produtos de maquiagem “sem maquiagem” e linha de cuidados com a pele.
Seu ethos minimalista transcende desde as fórmulas da Glossier até sua embalagem e marca.
Com suas fontes simples e paleta de cores em dois tons, os visuais são inspirados pelo nova-iorquino em movimento que é descolado sem esforço ao mesmo tempo.
A marca não apenas solidificou sua identidade visual, mas também criou uma comunidade de entusiastas leais da Glossier que estocam moletons e canecas da marca, além de seus produtos.
2. Oatly
A tendência alternativa aos laticínios está crescendo em popularidade, e Oatly está se tornando uma marca proeminente no comando. A fonte ousada da bebida à base de aveia e as ilustrações com linhas grossas marcantes representam as ambições ousadas da empresa.
Uma diferença notável é que Oatly decidiu não deixar a embalagem clara, como fazem muitas empresas de bebidas. Ao quebrar essa convenção, eles esperavam que os clientes concordassem com a missão de sua marca de mudar mentalidades e inovar a indústria de não lácteos.
3. Casper
Como a tendência bed-in-a-box continua forte, Casper se destacou da concorrência com uma marca memorável e identificável.
O tom alegre e as mensagens da empresa ecoam em todos os materiais de marketing. As formas sobrepostas e a paleta compacta de cores complementares são calmantes e divertidos.
A identidade visual da Caper é norteada pela ideia de que a compra de um colchão não precisa ser uma experiência monótona. Em vez disso, as imagens rosadas da marca sugerem que a tarefa antes mundana foi atualizada para uma tarefa fácil e agradável.
4. Peloton
Desde o início da quarentena, o Peloton disparou em novos membros porque oferece uma alternativa segura ao ginásio.
O estúdio de fitness sob demanda tem um logotipo reconhecível que se assemelha a um “P” e uma bicicleta de spin.
Embora a marca continue a expandir sua oferta de treinamento de força a aulas de ioga, o visual ainda homenageia seu início.
Além das imagens de seus instrutores, Peloton adota fotos geradas por usuários em plataformas sociais para demonstrar sua missão de usar a tecnologia para conectar o mundo por meio do fitness.
5. Bumble
O Bumble é o primeiro aplicativo de namoro em que as mulheres têm o poder de "dar o primeiro passo". Mas o que também faz esta marca se destacar das outras é o seu total comprometimento com seu branding visual.
Um mar de amarelo com fonte branca e preta domina seus materiais de marketing e até mesmo o design de seu aplicativo. Este esquema de cores é mais do que o de uma colmeia. A cor primária de escolha da marca também evoca emoções que incluem otimismo, imaginação e comunicação - todas grandes qualidades em um aplicativo de namoro e um encontro.
The Takeaway
Se você perceber, o que todas as marcas que mencionamos têm em comum é a implementação consistente de uma forte identidade visual que destaca os valores e objetivos de cada empresa.
Do design do logotipo ao uso estratégico da psicologia da cor, essas marcas líderes podem ser facilmente reconhecidas em seus respectivos mercados.
Com a quantidade certa de planejamento para sua estratégia de branding visual e aderindo a ela de forma consistente, sua marca se destacará e até cultivará uma comunidade próspera.
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Nota do editor: esta postagem de convidado vem de Grant Polachek da Squadhelp.
Sobre o autor
Grant Polachek é o chefe de branding da empresa Inc 500 Squadhelp.com, a plataforma de nomenclatura nº 1 do mundo, com mais de 25.000 clientes desde startups em estágio inicial em todo o mundo até as maiores corporações, incluindo Nestlé, Philips, Hilton, Pepsi e AutoNation.